Como a gestão administrativa pode ajudar a melhorar minha empresa?

Muitos empresários, empreendedores e donos de empresas já devem ter se questionado se realmente tem sentido estudar administração de empresas ou gestão de negócios. Neste artigo vamos mostrar não só a importância como alguns conceitos que podem auxiliá-lo a fazer sua empresa crescer.



Primeiramente vamos expor de forma clara o conceito de administração: Administrar é o ato de planejar, organizar, dirigir e controlar algo, sendo desde um departamento, setor ou empresa, até mesmo coisas mais simples como suas atividades diárias e finanças pessoais. A função do administrador é melhorar um processo e ainda obter rentabilidade em cima disso, para isso o gestor precisa trabalhar estrategicamente tendo uma visão panorâmica de todos os lados da empresa e suas relações diretas.

Parece um conceito muito abrangente porém a ciência envolvida ajuda muito no momento de tomar uma decisão.

Neste momento você pode estar se questionando como isso pode ser importante para ajudar minha empresa. Calma, continue com a gente, que no fim você verá.



Planejar

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com preparar, organizar e desenvolver a estruturação de um determinado negócio, sendo essencial na hora da tomada de decisão e execução dessas tarefas, pois o planejamento permite que você enxergue a longo prazo e tenha alinhado quais ações e objetivos sua empresa terá. O planejamento te permite comparar no futuro se as decisões tomadas foram corretas.


Organizar

A organização empresarial envolve uma parte informal e uma formal, na parte informal serão divididas as tarefas e atribuídas as responsabilidades em relação a clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros. Na parte formal será feito o contrato social, planejamento tributário e organização legal da empresa. A finalidade da organização empresarial é obter eficiência durante o desenvolvimento de todas as atividades planejadas previamente e manter-se alinhada às expectativas do mercado.


Dirigir

Com relação a gestão de pessoas dentro da sua empresa não precisa nem dizer como é importante não é mesmo? Então compreende-se que valorizar, tratar de forma ética, elogiar e pontuar (sempre que necessário) além de proporcionar um clima agradável, também transparece para seus clientes que são atendidos por esses funcionários.

Dirigir significa liderar. A liderança tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objetivos da organização. A liderança está diretamente relacionada com a motivação, porque um líder eficaz não é aquele que apenas distribui tarefas, mas que sabe como manter motivados os elementos da sua equipe.


Controlar

Controlar significa verificar se tudo o que foi planejado, organizado e delegado dará os resultados previstos. Para esse controle é necessário a criação e medição de indicadores de desempenho que permitirão observar o desempenho padrão e o atual e, a partir disso, avaliar possíveis ações corretivas para redirecionar os esforços no caminho dos objetivos inicialmente traçados.


Esses quatro pilares são muito importantes e efetivos no empreendedorismo, muitos empresários se baseiam somente em sua intuição para tomar uma decisão e ao considerar o mercado competitivo que vivemos seguir essas diretrizes pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.


E agora?

Até agora, vimos a importância de quatro funções administrativas. Se você começar a aplicar cada uma dessas funções você começará a ver grandes melhorias em sua empresa, mas não para por aí. Para se concentrar no planejamento, organização, direção, controle, estratégia e crescimento da empresa o gestor precisa do maior número de informações prontas e em tempo hábil para tomar as decisões corretas. Neste momento você pode se perguntar: “Como farei para poder cuidar de tudo isso?”. E é aí que respondemos: “Escolha com cautela seu contador!”


O contador é responsável por auxiliar o empresário em todas as fases administrativas, é ele que vai te fornecer dados que o auxiliem na tomada de decisão. A análise tributária, fluxo de caixa, demonstrações de resultados, prazo médio de recebimento, prazo médio de pagamento, necessidade de capital de giro são indicadores que permitem ter uma tomada de decisão muito mais assertiva, te guiando de forma clara para novas expansões e estratégias.


Gostou do conteúdo? Então nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de novos artigos e se precisar de um contador entre em contato!

Facebook: https://www.facebook.com/CatanaAssessoriaEmpresarial

Instagram: https://www.instagram.com/catana_assessoria_empresarial/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/catana-assessoria-empresarial-629033170/


E-mail: contato@catana.cnt.br

Tel: (11) 3383-4350

Rua: Barra do Tibagi, 576

CEP: 01128-000

Tel: 3383-4350

WhatsApp: 99354-7935

contato@catana.com.br

Nosso horário:

Seg à Qui: 8:00 - 18:00

Sex: 8:00 - 17:00