O que é e como funciona o Fisco?

Atualizado: 18 de Fev de 2019



Hoje falaremos sobre o famigerado Fisco, se você ainda não o conhece ou não sabe para que ele serve, chegou a hora de aprender!



Definição

De forma mais simples Fisco é o órgão responsável pela cobrança e administração de impostos e taxas no Brasil, dividindo-se em três níveis:

Municipal – O Fisco Municipal administra tributos referentes ao município de sua empresa (Ex: ISS, IPTU, ITBI, etc);


Estadual – O Fisco Estadual administra tributos competentes ao estado que sua empresa reside (Ex: ICMS, IPVA, etc);


Federal – O Fisco Federal administra tributos de carácter federal (Ex: Imposto de Renda, IPI, IOF, etc).



Problemas:

Agora vamos falar sobre quais são os problemas mais comuns que as empresas têm com o Fisco.


Descumprir a legislação: Seja por dúvida ou desconhecimento da lei, é muito comum que empresas acabem por ter problemas ao receberem uma fiscalização, não ter um contador que lhe oriente para manter a legitimidade de sua empresa faz com que você possa vir a ter problemas com multas ou mesmo o fechamento da sua empresa.


Despreparo para receber os fiscais: Não é de hoje que novos empreendedores não sabem como se organizar para receber a visita de um fiscal, não respondendo suas perguntas, ou mesmo não deixando-o entrar em sua empresa. Saber como agir diante de uma autoridade é obrigação de todo gestor. Se um fiscal bater a sua porta, solicite sua identificação, abra a porta, o deixe entrar e apresente a documentação solicitada. O fiscal não é um inimigo. A característica primordial da visita é de caráter preventivo e não punitivo.


Organização: Assim como é importante saber como agir diante do fiscal, também é preciso ter uma administração tributária satisfatória para que não perca nenhum documento, esqueça ou faça o pagamento de um imposto incorretamente. Caso contrário você poderá estar na ilegalidade e tendo diversos problemas financeiros com multas e reajustes. (Lembre-se da importância de um bom contador).


Segue abaixo o prazo para guarda de documentos das empresas:



TRABALHISTA/PREVIDENCIÁRIO


Prazo para guarda de documentos trabalhistas/previdenciários.


TRIBUTÁRIO


Prazo para guarda de documentos tributários


Como evitar problemas com o fisco?

Daremos 3 passos muito importantes para ajudá-lo nessa missão:


1 – Aprenda como são as legislações, principalmente as que envolvem seu ramo de atuação, pois a melhor forma de não se atrapalhar dentro de suas obrigações é conhecê-las. Naturalmente você sabe que para manter a energia elétrica e a água de sua casa você precisa pagar a conta de luz e de água, não é mesmo? Da mesma forma você precisa saber quais impostos devidos para manter sua empresa no eixo.


2 – Tenha um sistema gerencial que lhe auxilie a organizar as informações referentes aos tributos, notas fiscais, documentos, etc. Entendemos que todo administrador sabe suas obrigações, mas são tantas, que é normal esquecer alguma coisa de vez em quando. Para evitar esse tipo de problema ter um sistema de gerenciamento acaba sendo essencial, pois você vai saber o que pagou, quanto pagou, o que precisa pagar, o que precisa apresentar e terá todas essas informações de forma fácil e rápida.


3 – Tenha sempre um contador que o auxiliará a gerir sua empresa. Diferentemente do que algumas pessoas pensam um contador não é um mal necessário, ele é um “anjo da guarda”. Sua função é garantir a legalidade de sua empresa, guiá-lo sobre o andamento REAL dela (Veja o texto “Assessoria Empresarial x Contabilidade” para aprender mais) e orientá-lo sobre as leis que englobam sua área.


Agora se você não tem um contador para facilitar sua vida e garantir a legitimidade de sua empresa, o que está esperando?


LIGUE PARA A CATANA E DEIXE QUE RESOLVEMOS ISSO!




Temos 50 anos de experiência e podemos garantir que com nosso auxílio você poderá evitar problemas com o Fisco e ainda terá ajuda nas decisões mais importantes na administração de sua empresa.


Gostou do conteúdo? Então nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de novos artigos e se precisar de um contador entre em contato!

Facebook: https://www.facebook.com/CatanaAssessoriaEmpresarial

Instagram: https://www.instagram.com/catana_assessoria_empresarial/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/catana-assessoria-empresarial-629033170/


E-mail: contato@catana.cnt.br

Tel: (11) 3383-4350

Rua: Barra do Tibagi, 576

CEP: 01128-000

Tel: 3383-4350

WhatsApp: 99354-7935

contato@catana.com.br

Nosso horário:

Seg à Qui: 8:00 - 18:00

Sex: 8:00 - 17:00